O olho do dono engorda o boi

Por Adriana Lima
Diretora de Operações da rede Rei do Mate

Vários ditados populares brasileiros são conhecidos no encantador mundo do varejo, mas, provavelmente, os mais famosos são: “o olho do dono que engorda o boi ou a boiada” (no caso de uma rede!) e “barriga no balcão”.

Traduzindo para o mundo dos negócios, isso quer dizer que o dono do negócio deve estar sempre à frente, acompanhando de perto e trabalhando ativamente no ponto de venda.

Num passado não muito remoto, essas frases eram bem verdadeiras e deveriam ser seguidas ao “pé da letra”. Hoje, com a mudança do varejo, a expansão das redes, entrada ativa da tecnologia e, consequentemente, a profissionalização da gestão, arrisco dizer que elas são válidas, mas perderam peso.

Claro que qualquer negócio só vai adiante e se torna próspero com o olhar ferrenho do dono, mas isso não significa que ele precise estar atrás do balcão. Que tenha que atender cada cliente. Fazer as compras. Abrir e fechar a unidade.

O empresário de hoje precisa dominar o seu negócio. Entender os detalhes. Saber o que acontece em cada departamento, horários de mais ou menos vendas, conhecer a concorrência, ter bons relacionamentos com parceiros, superintendente de shopping (se for o caso), funcionários e clientes. Comprar bem e pagar as contas em dia. Selecionar, treinar e gerenciar a equipe. E muito mais, claro!

Acha difícil colocar tudo isso em prática? Veja algumas dicas:

Antes de montar um negócio:

  • Escolha algo de que realmente goste e tenha interesse;
  • Se for franquia, analise muito e detalhadamente o futuro parceiro. Você precisa sentir confiança e vontade de crescer junto com a marca;
  • Verifique a concorrência – tanto do segmento escolhido quanto do local onde montará o negócio. O ponto comercial correto é garantia de mais da metade do sucesso;
  • Clientes – quem são, onde estão, como alcançá-los?
  • Quem são ou poderão ser seus fornecedores? Qual é a capacidade de produção, periodicidade de entrega, preço de custo, até que ponto terá liberdade para trabalhar o preço de venda?
  • Equipe – quantos, quem e como treiná-la?
  • E, o mais importante: tenha certeza de que tem disponível mais dinheiro do que será necessário para que o “sonho se realize”. Caso contrário, virará um pesadelo.

 

Sua dedicação até então só começou, pois, depois do negócio aberto, é preciso atentar a esses pontos:

    1. Equipe – Quantos, quem e como treiná-los? O processo de seleção tem que ser bem detalhado e focado no tipo de negócio. E o treinamento deve ser inicial, com reciclagens constantes. A cada nova situação vivenciada, é fundamental compartilhar com a equipe e, talvez, até incluí-la nos treinamentos futuros;

    2. Sistema de gestão – Hoje, são várias as ofertas de softwares especializados. Escolha aquele que realmente te ajudará a analisar e conhecer o seu negócio. Entretanto, lembre-se de que não adianta ter a informação e não analisá-la. Os dados serão específicos de cada ponto de venda estão à sua disposição para que você conheça detalhadamente cada venda, cada consumidor;
    3. Compra correta – O estoque sempre tem que ser adequado à venda, ou seja, nem pouco demais para faltar e impossibilitar uma venda e nem cheio demais, para ter um valor significativo investido e parado. Estoque é dinheiro guardado, mas sem correção;
    4. Comunicação – Como tornar o negócio conhecido, ter mais e mais clientes? Estar atento a todo tipo de comunicação adequada para o meu público-alvo, investir sempre. Hoje, as mídias digitais são uma ótima opção para todos os segmentos e públicos;
    5. Atendimento – O que fazer para que os clientes gostem, comprem e voltem sempre? Quando e quanto deve ser investido em treinamento?;
    6. Gestão financeira – O mesmo sistema de gestão poderá dar esse suporte, permitindo que se tenha o melhor resultado. Mas, talvez, o mais importante seja separar a pessoa jurídica da pessoa física, isto é, definir o seu pró-labore (seu salário fixo, numa maneira genérica de definir) e batalhar para que o negócio seja sempre mais rentável. Só a partir disso, com o lucro, você pode designar parte dele para reinvestir no negócio e o restante para recuperar o valor investido e/ou desfrutar.

 

Mesmo sabendo que todos os itens acima deverão ser muito mais detalhados ao abrir um novo negócio, dá para ficar claro como SIM, o Olho do Dono Engorda o Boi. Portanto, coloque a barriga no balcão (ops, no seu negócio) e mãos à obra.

Sucesso!

 

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