Por Fausto Severini
Membro Fundador Portal NDEV Brasil
Especialista em Atacarejo

A palavra “ATACAREJO” é uma expressão criada inicialmente de forma pejorativa, para descrever a atividade comercial que mistura vendas de atacado com vendas de varejo. Do pejorativo passou a ser o principal e popular sinônimo de Lojas “Cash and Carry” ou “Atacado de Auto Serviço”.

O primeiro estabelecimento deste tipo foi criado na Alemanha em 1964 para que seus clientes comerciantes, com pouco poder de negociação junto aos fabricantes, pudessem escolher nas prateleiras, comprar e levar os produtos evitando custos de vendedores, transportes e serviços em grandes quantidades para obtenção de melhores preços.

No Brasil, o conceito “Cash and Carry” chegou em 1972, trazido pela holandesa, Makro Atacadista. Nesta época, o Atacado tradicional, o Atacado de Balcão e o Atacado Distribuidor especulavam com a inflação e dominavam o abastecimento do varejo alimentar.

A  evolução acontece a partir de 1995, após o plano real, com o fim da inflação no Brasil e a remodelação de setores econômicos nacionais, o ganho especulativo do Atacado convencional aos poucos foi se exaurindo, abrindo espaço para expansão do “Cash and Carry”. Alguns atacadistas tradicionais, comerciantes e distribuidores aproveitaram o momento para acrescentar o “Cash and Carry” em suas operações.

Com os preços muito menores no formato dos “Cash’s” comparados aos hipers e supermercados; os consumidores perceberam as vantagens do preço e economia, mesmo com a pouca oferta de serviços e menor mix de produtos.

O grande movimento do “Cash and Carry”, foi perceber o interesse do consumidor e melhorar sua estrutura de loja para atendê-lo, além de acrescentar hortifrutigranjeiros, açougue e bazar ao seu mix de produtos. Assim, criaram um modelo jabuticaba nacional, mais tarde exportado para outros países, chamado ATACAREJO.

Ao perceberem o crescimento acelerado e a migração de consumidores de Hipermercados e Supermercados para o ATACAREJO, surgiu uma febre no início dos anos 2000, onde o interesse das grandes redes, GPA, Carrefour, Walmart buscaram ter suas próprias operações. As três grandes redes passaram a disputar a aquisição dos players nacionais.

A primeira grande aquisição foi da rede Carrefour, adquirindo o Atacadão. Em seguida o Grupo Pão de Açúcar, o Assaí, ambas em 2007. Em 2008 Walmart decidiu expandir seu ATACAREJO com a Rede Maxxi (original do Rio Grande do Sul). Os próximos anos foram seguidos de franca expansão do modelo de negócio.

Inúmeras operações de supermercados criaram seus ATACAREJOS, e os que sempre atuaram como ATACAREJO veem suas vendas crescendo e expandindo. Os concorrentes, Carrefour e Pão de Açúcar, disputam espaços no território brasileiro também com suas novas bandeiras, Atacadão e Assaí.

Em meados de 2014, assistimos à queda do consumo do brasileiro em função da circunstância econômica do país, do desemprego e etc.

Com a crise, brasileiros aprenderam a planejar suas compras e a economizar com a escolha de produtos e canais de venda, por consequência, evidenciou uma segunda febre quando os consumidores passaram a frequentar o ATACAREJO habitualmente.

Desta vez, além da expansão com abertura de novas lojas, houve um grande movimento de transformação de lojas de Hipermercados em ATACAREJOS, mais operadores de supermercados inauguraram seus ATACAREJOS e os operadores tradicionais de ATACAREJO expandiram suas operações para manter suas posições no mercado.

Especula-se que o modelo cresce somente em momentos de crise e com a melhora do poder de compra do brasileiro, os consumidores deixarão de frequentar o ATACAREJO.

De fato não. O consumidor que sai do momento de crise, não apenas continua no ATACAREJO como aumenta os seus gastos no canal.

Para os próximos anos, os responsáveis pela expansão do ATACAREJO tem como desafio, diminuir os deslocamentos e chegar mais perto dos seus clientes.

A tendência é de uma maior oferta no modelo de ATACAREJO,oportunidade para as redes Supermercados e Hipermercados atenderem os espaços ainda existente aos consumidores e  comerciantes.

Equação de Valor:

Atacarejo ainda mostra forte crescimento com mais compradores e maior frequência de compra. Preço médio no canal é mais competitivo e justifica troca de canais entre consumidores“ KANTAR WORLDPANEL     CONSUMER INSIHTS 2017 –

Fonte: Ranking ABAD Nielsen 2017

Fausto Severini
Membro Fundador Portal NDEV Brasil
Especialista em Atacarejo

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Fausto Severini
Atualmente, é sócio-fundador e diretor responsável pela expansão do Grupo Tenda Atacado, em São Paulo. Graduado em Engenharia Civil pela Unicamp, tem especializações em galpões industriais e comerciais. Sua carreira é voltada à expansão e ao desenvolvimento de novos negócios. No passado, foi responsável pela infraestrutura da empresa distribuidora Atacado Vila Nova, em Minas Gerais. Foi engenheiro responsável pelo desenvolvimento de construções pré-moldadas industriais de concreto na empresa Lix da Cunha, em Campinas.

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