A marca de roupas esportivas Under Armour abriu sua primeira flagship store no Canadá. A inauguração é parte da estratégia de expansão da venda direta ao consumidor e outras unidades devem ser abertas nos principais mercados nos próximos anos.
A loja está localizada em um espaço de 3.100 pés quadrados no CF Toronto Eaton Centre. A unidade fica no primeiro andar do centro comercial mais movimentado da América do Norte e apresenta uma variedade de roupas para homens e mulheres, além de calçados e acessórios.
Josh Denton, vice-presidente global de varejo da Under Armour, disse: “Sabemos que Toronto tem uma enorme base de fãs de esportes e a comunidade de fitness está crescendo com academias de ginástica abertas por toda a cidade. Estar localizado no centro de Toronto tornará a loja acessível a pessoas de toda a cidade.”
A unidade possui uma fachada de vidro com a marca Under Armour. O interior é altamente decorado e inclui elementos feitos sob medida para o mercado de Toronto, como imagens extravagantes da CN Tower.
“A marca da CF Toronto Eaton Centre representa nosso novo conceito, que é menor em tamanho do que a nossa loja tradicional. Apresentamos uma variedade editada de nossos itens sazonais mais vendidos, equilibrados com nossos principais produtos tradicionais, com a melhor edição de produtos que ajudam os atletas. Lojas de menor tamanho semelhantes foram abertas recentemente em San Diego e Los Angeles”, disse Denton.
Embora a flagship do CF Toronto Eaton Centre seja a primeira do gênero no Canadá, a Under Armour opera uma rede de lojas de varejo no país há vários anos. A marca se refere a elas como lojas ‘Under Armour Factory House’ com unidades nos principais mercados, geralmente localizados em outlets, outlets híbridos e grandes centros de varejo. Esses mercados incluem Vancouver, Edmonton, Winnipeg, Ottawa, Montreal e Ontario. A marca também opera lojas nos Estados Unidos, México, Reino Unido e China.
A Under Armour vende produtos por atacado em vários varejistas multimarcas em todo o Canadá. Redes varejistas como Sport Chek, The Running Room e Golf Town estão entre as maiores cadeias com a marca Under Armour, enquanto várias outras multimarcas e varejistas independentes também vendem os produtos da marca.
Não está claro se a estratégia de varejo direto ao consumidor da Under Armour resultará na redução da distribuição em varejistas multimarcas. As lojas próprias estão se tornando mais comuns para marcas como Under Armour, pois esses locais de varejo oferecem a oportunidade de apresentar uma ampla gama de produtos em ambientes específicos, onde estão especialistas nos itens das marcas. As margens também tendem a ser mais altas nas lojas de marca única, e outras empresas de esportes também estão expandindo a distribuição por meio de seus próprios canais de varejo direto ao consumidor.
No mês passado, a Nike comunicou a varejistas multimarcas no Reino Unido que planejava acabar com a distribuição dos seus produtos, à medida que está expandindo sua rede internacional de vendas diretas ao consumidor. Com isso, algumas redes multimarcas que tem nos produtos da Nike uma parte substancial de suas vendas podem não sobreviver.
À medida que os consumidores recorrem cada vez mais aos sites das marcas para comprar produtos e conseguir informações, muitas empresas estão recuando na distribuição por atacado, em um esforço para vender diretamente aos clientes online e nas lojas. Também no Canadá, a Nike está expandindo sua rede de lojas de marca própria em parceria com o Fox Group, que incluirá uma grande flagship da Niketown que será aberta no Yorkdale Shopping Centre de Toronto no próximo ano.
A expansão da Under Armour ocorre no momento em que a marca luta para manter a participação de mercado em meio ao crescimento dos rivais Nike e Adidas, enquanto, ao mesmo tempo, marcas menores, como Puma e Fila, ganham participação de mercado.
Nos Estados Unidos, a Under Armour está abrindo lojas de grande formato, como uma de 53.000 pés quadrados em Manhattan, outra de 30.000 pés quadrados em Chicago, uma de 19.000 pés quadrados em Boston, uma de 20.000 em Pequim, entre outras. Dado o tamanho relativamente pequeno da localização do CF Toronto Eaton Centre, a marca pode estar planejando grandes lojas no Canadá.
Com informações do site Retail Insider