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Tendência Multifranqueado
Por Alberto Oyama
Membro fundador do Portal NDEV Brasil
Especialista em Multifranqueados

O empresário que tem várias unidades de uma mesma franquia ou de unidades de diferentes é conhecido como, Multifranqueado.

No início do sistema do franchising brasileiro, as marcas buscavam candidatos operadores, o famoso “barriga no balcão”, responsável por gerenciar pessoalmente a equipe e buscar resultados na sua unidade.  Porém, houve uma evolução natural deste perfil; a nova realidade desenvolve e capacita colaboradores por meio de cursos e treinamentos proporcionados pelas franqueadoras, e este operador torna-se um gestor em busca de expansão dos negócios.

Outro ponto a favor da profissionalização da gestão dos multifranqueados, é o surgimento das start-ups, oferecendo alta tecnologia e soluções de baixo custo em gestão e controles, em detrimento a implantação de ERP’s  complexos e caros.

Esta evolução e vontade de expandir, também vai ao encontro com a mudança do cenário econômico, que com a crise dos últimos anos e consequentemente com a redução nas margens e a rentabilidade, tem a necessidade de buscar novos negócios para manter ou aumentar os lucros através do ganho de escala.

Ao mesmo tempo, onde a célebre frase diz: “Na crise enquanto uns choram, outros vendem lenços”, o fechamento de unidades franqueadas, em todos os segmentos, seja por baixos resultados ou seja por custos contratuais altos; evidenciou a gestão eficiente e profissional dos multifranqueados mais preparados com aproveitamento de oportunidades.

Muitas marcas planejam estrategicamente sua expansão, em planos regionais de 3 a 5 anos com incentivos e orientações, inclusive, a sua rede atual visando o constante desenvolvimento de gestão visando a qualidade de suas unidades.

Desta forma, estão “clusterizando” a rede de franqueados, onde são qualificados em 3 ou 4 “clusters” e cada um é trabalhado por temas diferentes, neste caso, entendo as diferentes necessidades de aprendizados: “tratem os diferentes de formas diferentes”.

Um pesquisa da ABF, Associação Brasileira de Franchising, em parceria com a USP (Universidade de São Paulo) realizada este ano, afirma que 84% das redes pesquisadas têm em seus quadros, parceiros de negócios com multiunidades. Anualmente a ABF realiza o Fórum de Multifranqueados na Semana do Franchising e em 2018 contou com a participação de 250 multis. Número que demonstra que o Brasil segue o mesmo caminho que o mercado americano, e a mais de 18 anos discute a estratégia de multifranqueados com até 1.000 unidades.

Mesmo com os desafios tributário no Brasil, onde muitos modelos de franquias somente tem boa rentabilidade operando no regime do Simples, algumas marcas como Arezzo, Adidas, Spoleto e L’Occitane au Brésil, buscam alternativas para viabilizar a expansão de franquias operando fora Simples.

Multifranqueado – O que era uma tendência, virou uma realidade.                                    E a próxima discussão do sistema do franchising provavelmente será: como o ecommerce pode gerar fluxo para a rede de franqueados?

 

  Alberto Oyama                                                                                                    Membro fundador do Portal NDEV Brasil                                                                Especialista em Multifranqueados

 

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Multifranqueado L’Occitane au Brésil e Mr Cat, Diretor de Franqueados da ABF - Associação Brasileira de Franchising. Especialização em Varejo, Franchising e Gestão de Pessoas, com 15 anos de experiência profissional nos segmentos de cosméticos, moda e alimentação.

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