O hábito de consumir produtos que não prejudicam o meio ambiente é bastante difundido no País. Uma pesquisa feita pela empresa especialista em insights de mercado Toluna mostra que 94% dos internautas já compraram produtos por eles serem sustentáveis e 92% afirmaram que a sustentabilidade influencia em seu processo de compra. O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho.
A pesquisa apurou que o que o consumidor mais leva em conta ao ler as embalagens dos produtos é a presença de ingredientes orgânicos e naturais nas fórmulas (48%), seguida de certificações e selos sustentáveis (47%), material reciclado nas embalagens (40%) e o fato de não terem sido testados em animais (40%).
O preço geralmente mais alto dos produtos sustentáveis não é empecilho para alguns dos pesquisados: 29% dos internautas concordam totalmente em pagar mais por estes produtos e 46% concordam em desembolsar mais reais por eles. Além disso, 58% dos respondentes acreditam que produtos sustentáveis vão salvar o planeta.
Mudar os hábitos de vida em favor da sustentabilidade do planeta e das reservas naturais também é uma atitude que vem sendo adotada por parcela dos consumidores. Boa parte deles (66%) já deixou de consumir alimentos pensando no Planeta. Além disso, 72% deles afirmam que já deixaram de consumir refrigerantes em prol da sustentabilidade, enquanto 46% dizem terem reduzido o consumo de carne vermelha pensando no impacto ambiental. Já 18% afirmam ter reduzido o consumo de soja em prol da preservação de reservas naturais.
Apesar da mudança em torno dos hábitos alimentares, a mobilidade nos centros urbanos em favor da sustentabilidade ainda esbarra no uso dos carros: 59 % dos respondentes se locomovem assim, enquanto 54% vão a pé a seus compromissos. Apesar disso, 93% afirma que adotariam o uso de bicicletas em prol da sustentabilidade, caso tivessem a chance. Ao listarem os motivos para não usarem bicicletas, 46% elencaram a falta de ciclofaixas ou ciclovias, enquanto 44% disseram não pedalar pela falta de segurança nas ruas.
A pesquisa da Toluna foi realizada no dia 14 de maio de 2021, com 659 pessoas (49% homens, 51% mulheres) das classes A, B e C, segundo critério de classificação de classes utilizado pela Abep – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, em que pessoas da classe C2 têm renda média domiciliar de R$ 4,5 mi por mês. O estudo foi feito com pessoas acima de 18 anos, de todas as regiões brasileiras, tem 3 pontos percentuais de margem de erro e 95% de nível de confiança.