Por Marcos Saad
Especialista em Strip Centers Membro-fundador do Portal NDEV
O momento exige cautela, mas, pela primeira vez neste novo Governo, podemos realmente enxergar uma luz no fim do túnel.
A Reforma da Previdência deverá ser aprovada em segundo turno na Câmara dos Deputados no mês de agosto e, na sequência, no Senado. Os Estados e Municípios deverão ser reinseridos na Reforma através de uma PEC separada.
A Reforma Tributária deverá ser entregue pelo Governo ao Congresso nas próximas semanas. Devido à ampla maioria dos votos dos parlamentares favoráveis às reformas, esta deverá ser aprovada ainda neste ano.
Mesmo que as aprovações não estejam ocorrendo com o protagonismo do Governo, o importante para a população e a retomada do crescimento.
Cenário na Europa e como o Brasil pode se preparar
O crescimento e as taxas de juros nos continentes europeu e asiático estão modestos e em queda, o que aumenta a possibilidade de elevado fluxo de investimentos para o Brasil. O mercado interno tem demonstrado sinais de recuperação.
O ciclo de crescimento será lento e gradativo, porém é fato consumado. Podemos passar por volatilidade, dada a instabilidade da economia global, mas o crescimento deve preponderar.
Dentro desse quadro, devemos nos posicionar de forma a nos prepararmos para o desenvolvimento de novos empreendimentos, ainda mais no segmento dos Strip Malls, que sofrem menor impacto em razão do mix voltado para serviços e alimentação.
As redes varejistas estão efetivamente em expansão, buscando oportunidades, porém é importante ressaltar que estão seletivos com relação à localização, qualidade do projeto, mix e custos envolvidos.
A oportunidade é imensa para todo o setor de Centros Comerciais.
A dimensão continental do território brasileiro, com suas mais de 5.550 cidades, oferece um campo extremamente fértil para a implantação de milhares de projetos.
Obviamente, temos que seguir nossos planos de expansão, considerando a população, nível de renda das cidades e distância, para gerar uma logística operacional viável.
As empresas que passaram pelas tormentas dos últimos anos, como sempre, após uma crise, estão diante de uma enorme possibilidade de expansão de negócios, ainda mais com a quase certa redução da taxa Selic em até um ponto percentual, até o final deste exercício.
Considerando o constante desafio dos custos dos terrenos, o que se espera é uma acentuada busca por terrenos em cidades do interior, próximas às capitais, de forma a viabilizar o resultado para desenvolvedores, investidores e lojistas.
Os projetos deverão oferecer inovação, seja no modelo construtivo ou sustentável, seja proporcionando mais áreas de lazer e permanência dos clientes.
A constante busca da experiência diferenciada para o consumidor deve se dar também com o incremento dos canais de comunicação, redes sociais, ambiente Wi-Fi, market place, lockers e oferta de facilidades, principalmente através de parcerias com empresas focadas em inovação.
O desafio é imenso, porém estimulante. Estamos diante de uma oportunidade de nos provarmos dentro de um mundo mais complexo e implacável, mas, com estudo, conhecimento e resiliência, certamente os resultados virão.
E é dentro deste complexo momento que a ABMalls (Associação Brasileira de Strip Malls), recentemente criada, tem agregado as principais empresas deste segmento, para nos fortalecermos através da troca de experiências e busca de novos conceitos e tecnologias, organizando e desenvolvendo o setor.