A Natura acaba de inaugurar uma loja-conceito no mesmo endereço em que, no ano de 1970, a marca teve seu primeiro ponto de venda. A unidade fica na Rua Oscar Freire, região nobre da cidade de São Paulo, e é uma mistura de galeria de arte e local de compras.

“Retornar à Rua Oscar Freire tem muito significado para a marca. A Natura praticamente nasceu neste endereço paulistano e, a partir dele, surgiu nosso modelo de venda por relações”, afirma a vice-presidente de Varejo de Natura &Co, Paula Andrade.

Depois de décadas atuando apenas na venda porta a porta, por catálogo e, mais tarde, pela internet, a Natura voltou ao varejo há cerca de quatro anos. Atualmente, a multinacional de cosméticos conta com quase 500 lojas físicas, entre próprias e franquias.

De acordo com a executiva, a ideia da loja-conceito é mostrar a conexão entre o que é oferecido no mundo digital e no real. “É uma loja em movimento, que oferece conteúdo relevante para o público dentro da lógica de reinvenção do varejo, em que a experiência e a conveniência do consumidor são o foco.”

Realidade aumentada e análise da pele

Com modelo phygital (termo, em inglês, para indicar espaços físicos que fazem conexão com experiência virtual), o público poderá experimentar produtos da perfumaria da Natura pela solução digital perfum.Ar, viajar para uma comunidade da Amazônia com os óculos de realidade virtual biodegradável, medir a hidratação da pele, analisar o fio de cabelo ou personalizar presentes no Gift Studio.

A loja também possui trocador de fraldas oferecido pela marca Mamãe e Bebê, estúdio de maquiagem com espelho virtual e espaço de café em meio à natureza – que terá parceria, no mês de dezembro, com a marca de chocolates Dengo. A oferta de opções de presentes, com foco nas linhas de perfumaria, cuidados pessoais e em produtos de marcas Ekos, Chronos e Mamãe e Bebê são destaques do novo endereço.

Um ponto de coleta logística reversa está disponível na nova loja para contribuir com a diminuição do impacto ambiental gerado pelo despejo inadequado de embalagens. A cada cinco embalagens vazias retornadas das marcas o grupo Natura &Co (Avon, Natura, The Body Shop e Aesop), os clientes receberão um novo produto Natura.

Peças exclusivas dos Irmãos Campana

A loja foi desenvolvida pelo renomado escritório de arquitetura Metro e conta com várias obras assinadas pelos Irmãos Campana, com quem a marca firmou uma parceria no começo deste ano para a exposição “35 Revoluções”, reaberta em setembro e que ficará em exibição até janeiro de 2021 no MAM-RJ.

Agora, inspirada na alma da Amazônia, a dupla brasileira de artistas desenvolveu projetos inéditos e instalações especiais para aprofundar o entendimento sobre floresta e regeneração, trazendo a reflexão sobre o futuro e o respeito à sociobiodiversidade.

Para a vice-presidente de Marca, Inovação, Internacionalização e Sustentabilidade da Natura, Andrea Álvares, a parceria com os Irmãos Campana contribui para que se aprofunde a conexão com a Amazônia pela expansão das fronteiras da floresta. “As obras dos Campana nos ajudam a materializar nossas crenças e causas, atraindo o olhar dos visitantes”, afirma.

Entre as obras inéditas expostas no local, está “Bioma”, escultura feita com 220 metros de fios de algodão multicoloridos que compõem a peça e significam a mistura de todas as raças, gêneros e ideais. As cores da obra foram inspiradas nos Bioativos de Natura Ekos, como Patauá, Açaí e Maracujá. “Bioma representa a mistura de povos, gêneros e ideais de forma livre, convivendo com respeito e democracia”, afirma Humberto Campana.

Logo abaixo da obra, foi posicionado o sofá “Papelão”, obra feita com 50 placas de papelão corrugado reciclado.

A dupla ainda desenvolveu um jardim suspenso ao incorporar a natureza ao ambiente interno. Para isso, diversos vasos com plantas nativas da biodiversidade brasileira foram dispostos no telhado do espaço. Ao longo do tempo, as plantas formarão uma nuvem verde que cobrirá toda a extensão do lugar.

A nova loja segue os protocolos recomendados de saúde e higiene – incluindo limitação de público, exigência de máscaras, álcool em gel, distanciamento social e ausência de testers.

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