Após o aumento do movimento nos supermercados paulistas, alguns lojistas decidiram criar horários especiais de atendimento para atender os idosos e limitar as compras por consumidor. De acordo com a Associação Paulista de Supermercados (APAS), o movimento nos supermercados paulistas cresceu 34,4% nesta terça-feira (17) em relação a semana passada.
A Apas informou que alguns supermercados estão reservando horários diferenciados para atendimento de idosos e pessoas com necessidades especiais, pois estes estão no grupo de risco para contágio do coronavírus e, por isso, devem evitar ao máximo aglomerações.
Um supermercado na Zona Norte da capital anunciou em suas redes sociais que das 6h30 às 7h30 irá atender exclusivamente seus clientes da terceira idade.
Alguns supermercados também limitaram a quantidade de produtos que poderia ser levada por cada consumidor para evitar o desabastecimento. Em um mercado da Zona Oeste da cidade, por exemplo, só era permitido comprar até 2 unidades de Álcool em gel.
O Código de Defesa do Consumidor permite em seu artigo 39, inciso I, que seja dado um limite quantitativo ao fornecimento de produtos ou de serviços desde que haja uma justa causa.
Na noite desta quarta-feira (18) o movimento nos supermercados da grande São Paulo permaneceu alto. Algumas lojas chegaram a ficar com prateleiras vazias.
A Associação Paulista de Supermercados (Apas) disse que, até o momento, a indústria está conseguindo receber os pedidos e realizar entregas, mas reitera que as pessoas realizem o consumo consciente pensando na coletividade.
A Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD) disse, em nota, que a atividade de distribuição no país segue funcionando normalmente e que, enquanto a indústria fornecedora mantiver a normalidade na operação, o desabastecimento não deve acontecer.