Reforçando sua aposta nos formatos de proximidade, o GPA lança um e-commerce B2B dedicado aos pequenos e médios comerciantes: www.aliadosminimercado.com.br. A nova plataforma irá ampliar a cobertura do Aliado Mini Mercado, modelo de negócio do GPA para abastecimento de mercados, bares e restaurantes, entre outros estabelecimentos, localizados nos interiores dos bairros. Com a novidade, o GPA busca garantir ainda mais praticidade e agilidade para os comerciantes que desejam reabastecer os seus negócios, oferecendo uma plataforma na qual é possível realizar os pedidos de forma mais rápida e prática.
Frederic Garcia, diretor executivo dos Formatos de Proximidade do GPA, explica que o novo portal permite aos comerciantes finalizar um pedido em poucos minutos, assim como realizar consultas de produto, preço e estoque em tempo real. Outras facilidades oferecidas pela plataforma são: acesso ao portfólio completo de produtos da Qualitá, marca exclusiva do GPA, entrega em até 72 horas, gratuita para a Grande São Paulo, e pagamento com cartão de crédito. “Todas essas funcionalidades agilizam o processo de compra e recebimento das mercadorias, trazendo benefícios para o comerciante, seja por redução de rupturas ou apresentação de um mix de produtos mais assertivo”.
Para construir o portal de compras profissional, o GPA firmou parceria com a startup brasileira Menu.com.vc, especializada em e-commerces B2B personalizados. A empresa foi selecionada durante a edição 2018 da Liga Retail, primeiro programa de aceleração de startups dedicadas à inovação no varejo, criado pela Liga Venture, focada no desenvolvimento de startups, em parceria com o GPA.
“No Brasil, existem alguns grandes desafios para aqueles que querem atuar no mercado B2B de maneira digital, como solução de crédito, logística, precificação dinâmica, integração de sistemas e, até mesmo, o Go-To-Market digital. Atuamos em todas essas frentes para ajudar os nossos clientes a alcançarem o sucesso nesse canal”, pontua Gustavo Penna, cofundador da Menu.com.vc.
“Queremos explorar o potencial de crescimento desse mercado. Nossa expectativa é que o online represente mais de 10% do total de vendas do Aliados até o fim deste ano, superando as taxas atuais do mercado”, afirma Garcia.
“Estamos estreando nesse mercado com um parceiro estratégico, focado em B2B online, e um grande diferencial competitivo, que é a infraestrutura de alta tecnologia que já utilizamos em nossos e-commerces alimentares do Pão de Açúcar e do Extra”, completa Marcelo Rivero, gerente do negócio Aliado Mini Mercado.
Praticidade
Para acessar a loja virtual e fazer pedidos, o comerciante deve preencher uma ficha de cadastro, disponível no site, com dados sobre o negócio – CNPJ, nome do responsável e endereço para entrega, entre outras informações. O cadastro é gratuito. Após essa etapa, o profissional já pode navegar pela plataforma e escolher entre os produtos disponíveis. O canal oferece ainda listas de compras sugeridas de acordo com o perfil do negócio e suporte para dúvidas via chat ou telefone.
Inicialmente, o e-commerce Aliado Mini Mercado atenderá a região da Grande São Paulo, porém, a empresa já planeja ampliar a cobertura gradualmente nos próximos meses. “Os aliados são atendidos pela central de distribuição exclusiva das bandeiras de proximidade do GPA, localizada em São Paulo”, afirma Frederic Garcia.