Por Marcos Hirai
Recentemente, a Macy’s anunciou o fechamento de 125 lojas nos próximos 3 anos – 20% do seu número total. Famosa pelas lojas gigantes e megalojas, ela agora vai se se concentrar em espaços menores, localizados em endereços estratégicos. Essas lojas serão chamadas de Market by Macy’s, com a venda de mercadorias, alimentos e bebidas.
Sua grande estratégia para voltar a crescer (e retornar ao páreo) está baseada na nova rede Macy’s Backstage, com plano de abertura de 60 lojas, focadas em ponta de estoque e com um preço melhor que nas demais lojas da rede. Contam com uma estrutura de compras, marketing e operações completamente apartadas da sua irmã mais velha.
Este modelo é inspirado nas lojas da Nordstrom Rack e Saks Off Fifth, que já fazem sucesso por lá. A Saks, por exemplo, já tem um modelo de loja de saldos desde 1.990, mas, nos últimos anos, vem acelerando a abertura desse tipo de negócio. Já são mais de 100 abertas nos EUA e no Canadá.
Já a “Nordstrom Rack”, da Nordstrom, conta com 113 lojas físicas e um site de comércio eletrônico que tem apresentado um rápido crescimento. Suas vendas já representam cerca de um quinto das vendas totais da Nordstrom. Oferece roupas e acessórios de grandes marcas para mulheres, homens e crianças, com um grande desconto para consumidores nos Estados Unidos.
Este movimento das grandes lojas de departamento dos EUA de criarem a segunda marca é algo questionado e de certo risco, pois elas correm o risco de canibalizarem suas lojas de linha completa, atraindo clientes com uma marca adjacente e oferecendo preços mais baixos.
Em defesa deste modelo, as redes alegam que os clientes conseguem diferenciar a experiência de compras nos dois canais e os resultados obtidos comprovam isto.
Neste cenário de grandes mudanças, chama a atenção a recém-anunciada venda da Forever 21 para um grupo de compradores formado pelas empresas de shopping centers Simon Property Group e Brookfield Property Partners, mais o Authentic Brands Group.
As duas empresas de shoppings detêm a maior quantidade das lojas da Forever 21 nos EUA e a eminência do fechamento das lojas poderia representar um grande número de áreas vagas em seus empreendimentos. O anúncio da compra certamente vai dar sobrevida à empresa e, consequentemente, aos próprios shoppings.