A Americanas anunciou nesta quarta-feira (11) a aquisição de 100% das ações da Hortifruti Natural da Terra, maior rede varejista especializada em produtos frescos com foco em frutas, legumes e verduras do Brasil. O valor da transação é de R$ 2,1 bilhões, informa a empresa em fato relevante.

A Hortifruti Natural da Terra possui, atualmente, 73 lojas em quatro Estados (RJ, SP, MG e ES) as vendas online representam 16% do total. Nos últimos 12 meses terminados em 30 de junho de 2021, a rede apresentou uma receita bruta de R$ 2 bilhões e uma margem Ebitda de 12%.

A empresa opera as bandeiras Hortifruti e Natural da Terra, ofertando mais de 7 mil SKUs, em três formatos de lojas: as tradicionais, lojas maiores com área média de 700 m², que oferecem experiência de compra e sortimento completos; 18 lojas leves, lojas menores com área média de 180 m², que atendem a necessidade da feira do dia-a-dia, com SKUs de maior recorrência, promovendo conveniência e praticidade ao consumidor; e 1 dark store, que atende apenas aos pedidos digitais, expandindo o raio de atuação e garantindo entrega rápida para as vendas online.

As lojas são abastecidas por uma plataforma logística proprietária que entrega diariamente em toda a rede – do campo para as lojas em até 24 horas – garantindo que os produtos estejam sempre frescos.

“Esse novo movimento da Americanas confirma como o mercado varejista brasileiro está em acelerada transformação, combinando consolidação, digitalização e formação de ecossistemas. Com a aquisição das redes Hortifruti e Natural da Terra, a Americanas entra forte em um setor de alta recorrência e que ainda não explora o digital plenamente, o que permite um ganho rápido por meio de sinergias complementares”, analisa o consultor Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls, integrante da Gouvêa Ecosystem.

No documento divulgado nesta quarta, a Americanas destaca que a Hortifruti Natural da Terra faz uso intensivo de dados, principalmente das vendas identificadas dos clientes de seu programa de fidelidade – “Leve Natural”, atingindo, ao final de 2020, o patamar de 75% de identificação de suas vendas. Os clientes do programa compram em média 34 vezes ao ano, com gasto mensal de R$ 125, enquanto os clientes omnichannel compram em média 67 vezes ao ano, com gasto mensal de R$ 326. A recorrência também é um destaque nas vendas online, com 73% dos clientes comprando mais de uma vez ao mês.

“A aquisição é um movimento estratégico da Americanas para ser ainda mais relevante no dia a dia dos clientes. Essa estratégia está em linha com o nosso propósito de somar o que o mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas e nos permite participar de diferentes momentos na jornada de consumo, aumentando a base de clientes ativos, a frequência de compras e expandindo o nosso alcance”, diz a empresa em nota.

Na semana passada, a Americanas S.A. confirmou que seus assessores financeiros mantiveram contato preliminar com os assessores da Lojas Marisa para uma eventual oportunidade de aquisição, mas que neste momento não há qualquer tipo de formalização de interesse por parte da Americanas.

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