Escrito por Marcos Saad                                                                                            Especialista em Strip Centers                                                                                          Membro-fundador do Portal NDEV

A segunda pesquisa conduzida pela ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers) sobre o segmento de Strip Malls, em 2018, comprova que este mercado, ainda embrionário por aqui, tem alto potencial de crescimento no Brasil.

Estimativas apontam algumas poucas centenas de Strip Malls no território nacional. Devemos encontrá-los, em breve, nos vários bairros de parte expressiva das 5.550 cidades do Brasil – foco do trabalho da ABMALLS (Associação Brasileira de Strip Malls).

Criada com o objetivo de organizar este mercado, difundir as melhores práticas, estimular debates e parcerias e defender os interesses do setor, a entidade, que tenho a honra de presidir, terá inúmeros desafios.

Além de precisarmos difundi-la, é fundamental agregar novos associados e também incrementar nossa estrutura para atender aos anseios da categoria.

Com base na pesquisa da ABRASCE poderemos nortear nosso trabalho, baseados em cerca de 200 empreendimentos localizados prioritariamente nas regiões Sudeste, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, alguns na região Nordeste, no Estado do Ceará, e região Sul no Estado do Paraná.

Entre as principais informações fornecidas pelo estudo podemos destacar:

  • 43,7% dos Strip Malls estão em capitais e 56,3% no interior;
  • 5,8% situam-se em cidades de até 100 mil habitantes, 40,2% nas cidades de até 500 mil habitantes, 9,2% nas de até 1 milhão e 44,8% nas cidades com mais de 1 milhão de habitantes;
  • Os terrenos têm, em média, 5.000 m2;
  • A ABL (Área Bruta Locável) tem média de 2.400m2;
  • Há cerca de 16 lojas;
  • Contam com aproximadamente 70 vagas de estacionamento;
  • 77% são térreos;
  • 23% contam com 2 pisos;
  • Média de 23 mil visitas mensais;
  • O horário de abertura das lojas dos empreendimentos é de segunda a domingo, varia entre 6 e 9h, e o de fechamento entre 20 e 22h;
  • A média de aluguel praticada é de R$ 60,00/m2;
  • A média de condomínio é de R$ 17,00/m2;
  • A média mensal de vendas é de R$ 2.900,00/m2;
  • Aproximadamente 80% do mix das lojas é composto pelos segmentos de conveniência, serviços e alimentação.

 

O que podemos concluir desta pesquisa

 

Em razão da dificuldade de prospecção de terrenos disponíveis e custos elevados, nas capitais é normal encontrarmos Strip Malls menores, desenvolvidos em terrenos de 1.500 m2 a 2.000 m2, com uma média de 5 a 10 lojas, ABL entre 700 m2 e 1.200 m2 e aproximadamente 20 a 40 vagas de estacionamento.

A interiorização, a exemplo do que tem ocorrido com os Shopping Centers, deve crescer nos próximos anos.

O valor dos aluguéis e condomínio apresenta grande variação entre os empreendimentos localizados no interior e nas capitais, assim como entre os pisos dos empreendimentos.

Isso acontece porque, nesta modalidade de Centro Comercial, a localização no piso térreo é essencial para a viabilização da grande maioria das lojas.

Este resumo das informações levantadas pela pesquisa poderá nortear as características dos projetos a serem desenvolvidos. Vale lembrar que qualquer modelo de Centro Comercial tem suas peculiaridades e, portanto, sugiro buscar auxílio profissional para evitar erros inesperados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here