sexta-feira, 5 de junho de 2020

Um grupo de amigos que tinham um sonho: disseminar conhecimento para as novas gerações, deixando legados.

Mas não eram apenas amigos, eram pessoas que admirávamos, pessoas que o tempo se encarregou de trazer consenso e respeito pelas suas histórias de vida, pelas suas realizações, por estarem no momento certo, nas horas certas e nos projetos certos. São pessoas que tiveram suas carreiras seladas no varejo, no franchising, no mercado imobiliário e nos shoppings centers.

O NDEV foi fundado no dia 23 de maio de 2014, inicialmente com 15 membros. Desde o início, decidimos que o grupo seria pequeno e coeso, para que tivéssemos um ambiente de discussões ricas e com ágil troca de conhecimentos.

Nosso propósito: “Promover o contínuo desenvolvimento e disseminação de conhecimento para a expansão do varejo brasileiro”

Desde então, vimos desenvolvendo uma série de atividades, uma infinidade de palestras, com muito conteúdo, visitas técnicas de benchmark nas sedes de cada membro e de empresas parceiras. Um grande destaque foi a mobilização do grupo, no ano de 2015, para o desenvolvimento do 1o. MBA de Expansão do Varejo do Brasil, quiçá do mundo, em parceria com a Universidade Prebiteriana Mackenzie.

Foram meses de trabalho árduo para formar um grupo de professores, conteúdo, programação pedagógica e material didático. A grave crise política, seguida de uma profunda recessão que já dava as caras por aqui, foram os responsáveis pelo adiamento do projeto. Mas o ciclo de produção deste curso, que contou com mais de 100 consultas e 12 inscritos efetivos (número este que, infelizmente, não fechava a conta para o lançamento do MBA, que precisava de 20 alunos), mostrou o valor do grupo e o espírito de união que sempre marcou os componentes do NDEV, e também que não estávamos errados. O projeto está retomado.

Hoje, somos um grupo de aproximadamente 20 pessoas, com alguns membros que se juntaram ao grupo original durante essa jornada. Motivo de orgulho, seguimos unidos, tendo integrantes que residem em todo Brasil e até no exterior, e que estão sempre nos prestigiando presencialmente em nossos encontros mensais.

Próximas etapas (e são muitas!): disseminar conhecimento através das mídias sociais, com cursos e workshops, lançar novos livros e artigos em nosso site. Ainda ouvirão falar muito de nós…

Artigos

Diante de restrições e do “novo normal”, strip malls surgem como opção

Por Marcos Saad Especialilista em Strip Malls O mundo está atravessando momentos difíceis. Muitas pessoas têm, lamentavelmente, padecido diante desta pandemia. A crise tem sido comparada...

Shoppings do interior: com oportunidades latentes, retomada é menos problemática

Por Luis Felipe Salles Com a abertura gradual dos shoppings após a quarentena adotada em todo o Brasil, ainda é impossível traçar um cenário de...

O dilema da Belíndia para o varejista brasileiro

Por Marcos Hirai É o paradoxo do Brasil. Na década de 70, o economista Edmar Bacha cunhou a expressão “Belíndia”, que ficou famosa por, de...

Desperdício no setor de Alimentação: dicas para combater esse inimigo invisível

Por Adriana Lima Diretora de Operações da rede Rei do Mate À parte a crise decorrente da pandemia que impactou o mundo inteiro, o desperdício é...

O “novo anormal” – uma transição para o “novo normal”

Por Sylvio Carvalho Diretor de Shoppings Centers (SP Market e Fiesta) De repente, tudo parou! A loja fechou! Cadê o cliente? O que faço? Como faço? Todos querem receber!...