Por revista Exame

A nova fronteira dos supermercados são os escritórios corporativos. Para conquistar o café da tarde e oferecer uma janta pronta para o trabalhador, a rede Hirota e o Grupo Pão de Açúcar estão abrindo unidades dentro de centros comerciais, para não perder vendas para lanchonetes próximas.

A rede Hirota, que já tem 38 unidades em São Paulo, abriu três mercados Express em sedes corporativas. Os locais possuem uma lanchonete, café e opções de pratos prontos refrigerados, para almoçar no escritório ou levar para casa. Uma das unidades, que fica em um escritório do banco Itaú, é a loja mais rentável por metro quadrado da rede varejista.

Segundo Hélio Freddi,  diretor de Marketing e Expansão do Hirota Food Supermercado, o objetivo é levar o formato para empresas com mais de três mil funcionários e estações de transporte público. Até o fim do ano, serão outras três unidades abertas.

“As pessoas passam grande parte do dia em prédios comerciais e têm menos tempo para a alimentação. Queremos oferecer opções de refeição fáceis e baratas”, afirmou o executivo.

Futuro da rede

O formato Express é a grande aposta do Hirota para o futuro. É inspirado nas kombinis, pequenas lojas japonesas de conveniência espalhadas pela cidade. A rede Hirota irá inaugurar um mercado até dentro de uma estação de metrô em São Paulo.

No entanto, o formato ainda não é rentável. Segundo Freddi, as lojas demoram cerca de 5 anos para maturar e atingir o volume ideal de vendas. As vendas do Express também são pequenas em relação ao faturamento da companhia: representam apenas 8% do total.

A maior fonte de crescimento e de receita vem dos supermercados: são 16, com previsão de abertura de um a dois por ano. Nesse segmento, inaugurou recentemente uma loja conceito no shopping Morumbi, com destaque para os produtos japoneses. Algumas vezes por semana, um chef de sushi prepara combinados frescos.

Investimentos

O faturamento do Hirota deve chegar a 500 milhões de reais em 2019 e a empresa deve investir cerca de 30 milhões de reais este ano. A maior parte foi aplicada na compra de um centro de produção de alimentos, de 10 mil metros quadrados, em São Bernardo do Campo, SP.

Grande parte dos pratos prontos no mercado são preparados pela própria empresa, de massas aos combinados japoneses: são mais de 100 opções. A Hirota hoje tem uma fábrica de 2 mil metros quadrados e, com a nova unidade, a capacidade de produção se multiplica. A rede irá investir para expandir também o número de clientes: quer vender alimentos preparados para refeitórios e lanchonetes de grandes empresas e até para companhias aéreas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here