Sempre utilizando este canal para antecipar tendências e ajudar você a pensar nas próximas estratégias para o seu negócio, apresento algumas das que já fazem parte de nosso cotidiano e que vão se aprimorar ainda mais nos próximos meses.

Convido cada um a estimular seus neurônios e a fazer um exercício de simulação, trazendo cada uma dessas tendências para a sua realidade atual. Traçar possibilidades, pensar em mudanças ou alterações de rota e, principalmente, abrir a mente entendendo que serão movimentos sem volta e geradores de crescimento.

Digitalmente juntos (e shallow now)

O que parecia impossível já é uma tendência que só aumenta por conta de uma conexão cada vez mais rápida em que milhares de quilômetros de distância se transformam em centímetros, dependendo de onde está o seu dispositivo móvel, e se reduzem a um só clique.

Estar tão perto e tão longe ao mesmo tempo faz qualquer consumidor se sentir próximo à sua marca e totalmente conectado a outros consumidores, o que possibilita uma intensa troca de experiências – e em tempo real.

A facilidade no acesso vai tornar os usuários mais hábeis tecnologicamente e aptos a gerar demandas e soluções próprias, cocriadas com suas comunidades remotas.

Já imaginou que em breve grupos de consumidores poderão criar os próprios guias de ofertas, categorizados pelas suas demandas, compartilhados pela localização, com informações interativas sobre a qualidade de determinado produto ou serviço? Não vai adiantar abaixar o preço do pimentão se ele não estiver com boa qualidade. Nem tampouco oferecer medicamentos com descontos se a atendente prestou um mau atendimento ou se a sua loja não oferece vagas de estacionamento.

Ao mesmo tempo, veja que oportunidade fantástica será a de desenvolver nichos ou necessidades pontuais e sair na frente da concorrência ao criar experiências personalizadas que podem ser replicadas ao vivo pelos próprios usuários?

Todos são especialistas

Quem nunca compartilhou algum artigo sobre “os 10 alimentos mais saudáveis” ou uma dica sobre um vinho dos deuses com bom preço no mercado X. Os consumidores digitais tendem a absorver e a compartilhar cada vez mais informações sobre todo e qualquer assunto.

E já que essa compulsão por informação só aumenta, que tal você (e não a concorrência) fornecer as informações mais relevantes e interessantes ao seu consumidor? Mais fotos, mais vídeos, mais histórias a respeito do seu produto ou serviço? Um webinar promovido pela sua marca e transmitido via stories? Um lançamento exclusivo para um grupo de consumidores virtuais e com a participação de influenciadores?

Empoderar o seu consumidor, estabelecendo um relacionamento totalmente transparente e sincero será um dos maiores diferenciais de qualquer marca.

Eu quero agora

Sim, os consumidores de hoje (e, com ainda mais força, os de amanhã) são exigentes, querem respostas rápidas, serviços ágeis e não toleram esperar. Eles têm pouco tempo e não querem gastar o pouco tempo que têm em filas, terminais de consulta imprecisos ou atendimentos eletrônicos enfadonhos.

Eles precisam ter as respostas num piscar de olhos e na palma, literalmente, da mão podendo até pagar um pouco mais por esse imediatismo. Essa pode ser um das razões do sucesso vertiginoso dos apps de entrega ou assinaturas de produtos, por exemplo.

Taí uma boa ideia para criação de outros apps que possam oferecer mais simplicidade e rapidez ao seu negócio. Ou uma solução que entenda as necessidades de compra, a sazonalidade e a predisposição de consumo para antecipar e garantir o ticket mensal da sua loja.  Ter mais pressa que o seu cliente vai ser a garantia do seu sucesso.

Vivendo em solitude

Entender os movimentos da sociedade, seus estilos e comportamentos começar a ter uma tremenda importância para o gestor de qualquer negócio. E essas diferenças certamente vão alterar o seu próximo planejamento.

Uma tendência mundial mostra um aumento de pessoas que moram sozinhas, seja porque se divorciaram, porque ficaram viúvas ou porque ainda não se casaram (nem pretendem). Elas assumem um estilo de vida independente mas nada recluso. Seu consumo é bem particular, buscam simplicidade, gostam de explorar marcas, não buscam necessariamente fidelidade mas sim economia e praticidade.

 

Então, no seu próximo estudo de expansão, seria interessante fazer uma análise mais criteriosa do perfil demográfico do entorno. E, quem sabe, repensar nas embalagens do seu produto ou no tamanho dos combos do menu do seu restaurante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here