Por Marcos Saad
Especialilista em Strip Malls

O mundo está atravessando momentos difíceis. Muitas pessoas têm, lamentavelmente, padecido diante desta pandemia. A crise tem sido comparada aos momentos mais desafiadores da história da humanidade.

Entretanto, apesar das dificuldades, a história comprova que crises também geram oportunidades.

As crises são comprovadamente aceleradoras das mudanças que já vinham ocorrendo. Guerras, revoluções e pandemias são elementos de propulsão delas.

Como membro co-fundador da ABMalls (Associação Brasileira de Strip Malls), tenho minha história profissional, há quase 30 anos, ligada de forma umbilical aos Strip Malls.

A ABMalls representa mais de 100 Centros Comerciais no território nacional. Apesar de ainda embrionário, este segmento, que consiste em lojas de rua organizadas, tem se proliferado Brasil afora nos últimos anos.

O “novo normal” trará mudanças de hábito no consumidor, entre as quais destaco:

  • Lojas de alimentação, artigos de primeira necessidade e serviços em geral, serão prioridade para o consumidor;
  • O consumo perto de casa deve crescer, seja em razão de as pessoas saírem menos ou pelo aumento da adesão ao home office e ao delivery;
  • Espaços abertos e humanizados serão priorizados, evitando aglomerações;
  • Segurança, velocidade de compra e, principalmente, limpeza, serão fatores de decisão.

Tenho convicção de que o segmento dos shopping centers tradicionais continuará a existir, porém atravessará momentos difíceis, e terá que reinventar-se em questões fundamentais envolvendo segurança sanitária, revisão de mix e, principalmente, redução de custos para os lojistas.

As empresas empreendedoras, associadas da ABMalls, estão se estruturando para enfrentar momentos difíceis, mas, principalmente, com foco no crescimento deste conceito de strip malls, que atende aos novos anseios de lojistas e consumidores.

Nesse momento de transição, estamos incrementando algumas facilidades aos nossos consumidores:

  • Wi-Fi gratuito
  • Drive-thru
  • Lockers
  • Adesão a plataformas (market place e delivery)

Também estamos focando nas necessidades dos nossos associados:

  • Otimização de despesas condominiais com um debate interno sobre as melhores práticas;
  • Parcerias com outras associações e entidades;
  • Negociações coletivas com fornecedores e demais stakeholders;
  • Fortalecimento do setor.

Para entender melhor essas mudanças, conheça a ABMalls e acesse nossa Cartilha dos Strip Malls, na aba Conteúdo, através do nosso site.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here