foto: @ leandro_godoi

Por Marcos Saad
Membro fundador do Portal NDEV Brasil
Especialista em Strip Centers

Os strip centers, novos modelos de centro comerciais, são adequado às metrópoles brasileiras, porque atende às principais necessidades e principalmente as dificuldades de deslocamento e otimização do tempo das pessoas.

É perceptível a frequência e proliferação dos strip centers nos principais bairros, com a intenção de atender ao consumidor nos segmentos de conveniência, serviços e alimentação, priorizando a sua segurança em um ambiente agradável.

Num recente cenário com os elevados custos e escassez de bons terrenos nas grandes cidades, os investidores voltaram a sua atenção para as cidades do interior, detectando mercados promissores para este conceito. As cidades menores ganham destaque no desenvolvimento de empreendimentos multiuso com a vantagem de possuir maiores terrenos e aplicando um masterplan que permite uma implantação modular; sendo um projeto âncora com projeção para os próximos anos com a construção de novos empreendimentos como torres comerciais, hotéis e afins.

Nos últimos dez anos surgiram vários players no mercado por vislumbrar nos Strip Centers, um nicho promissor, com boas taxas de retorno aos investidores, baixa taxa de “turn over” das lojas e reduzida volatilidade, pois é composto por operações essenciais ao consumidor. Entretanto, os planos de expansão arrojados de muitas empresas, tem levado a assunção de riscos e comprometimento do resultado de vários Strip Centers e para os investidores e lojistas, ocasionando a abertura de empreendimentos de má qualidade.

Avaliado como um empreendimento de menor porte e investimento é uma oportunidade para novos empreendedores e investidores inexperientes apostar no negócio, porém com gestão inadequada cometem erros significativos e muitas vezes irreparáveis.

Estimo a existência de algumas centenas, mas o mercado nacional certamente comporta alguns milhares deste empreendimento, o que demonstra uma excelente oportunidade para os players e stakeholders. Pela variedade de loja do que os centros comerciais são compostos tendem a sentir em menor proporção a volatilidade da nossa economia. Para o desenvolvimento do setor de Strip Center precisa se organizar, difundir e aplicar as melhores práticas, projetando o segmento para o crescimento.

Marcos Saad
Membro fundador do Portal NDEV Brasil
Especialista em Strip Centers

Artigo anteriorHyper Varejo
Próximo artigoA Febre dos Atacarejos
Marcos Saad
25 anos de experiência em expansão de redes varejistas e desenvolvimento e gestão de strip centers. Ex-sócio co-fundador da REP, e atualmente sócio-diretor da MEC, especializada em desenvolvimento, consultoria e gestão de strip centers. Formado em Direito na PUC/SP, com pós-graduações em Negócios Imobiliários na FAAP/ SP, e no Shopping Center Managment Program no INSPER.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here