Por Dorival Oliveira                                                                                                        Membro fundador do Portal NDEV                                                                          Especialista em Fast Food Internacional

O mercado de alimentação rápida acompanha as transformações da sociedade tanto quanto a velocidade do seu serviço. Um bom exemplo disso é o comportamento do consumidor de hoje em dia que ao visitar um restaurante, espera viver uma boa experiência muito além do que apenas uma alimentação.  Para as marcas além de proporcionar um refeição tem o desafio de proporcionar como um momento único e relevante. Para sincronizar esta escolha, muitos fatores estão em jogo para que o cliente decida que momento deseja viver.

Tudo começa com a facilidade do acesso ao local, outro ponto é a comodidade do estacionamento; requisito para chegar e sair do estabelecimento sem demora. Porém um fator imprescindível é um ambiente que proporcione um encantamento e agradabilidade no momento da escolha: seja para curtir sozinho,em grupo ou com a família.

A motivação da compra de uma refeição poderá ser impactada pela variação do momento e da expectativa do consumidor, como localização, ambiente, appetit appeal, canal de compra (entre balcão, drive ou Delivery) e claro, a rapidez.

O que em outro tempo já foi diferencial para a tomada de decisão, hoje não passa de itens “básicos e padrões”, como por exemplo; ar-condicionado e a agilidade. Atualmente, fatores como um ambiente contemporâneo, tecnológico com serviços de autoatendimento e projetos sustentáveis são os itens que “encantam” na hora da escolha do consumidor.

E por falar em novas opções, reforço que o segmento de alimentação rápida passa por uma constante transformação num ritmo acelerado e com grandes alertas para a indústria. Destaco que a previsão é que essas mudanças sejam cada vez maiores e mais significativas ao mercado.

No novo modelo; o uso da tecnologia e inteligência artificial não será considerado apenas como um modo de comunicação com os clientes, escolha do local, identificação do menu, forma de pagamento e controle dos processos de produção. O uso da tecnologia e inteligência artificial será fundamental para entender o perfil de cada consumidor e a sua individualidade.

A partir disso, é necessário construir um relacionamento com o cliente sólido e personalizado. Por exemplo, atender as opções alimentícias e gerar um produto com a assinatura do consumidor na refeição.  Destaco que o negócio tem que estar preparado e estruturado para garantir a qualquer pedido (padrão ou não): priorizando itens com a mesma qualidade, sabor, limpeza, segurança alimentar e rapidez.

Por fim, é importante também focar no treinamento dos funcionários. Identificar o perfil, planejar capacitações para que eles estejam preparados para esta nova etapa de relacionamento com o cliente. A experiência diferenciada dos consumidores começa com a integração e um atendimento agradável gerado por funcionários bem preparados.

Os clientes estão conectados com todas as mídias em 360 graus com naturalidade e autenticidade. Com todas essas alternativas, cria oportunidade para compreender  qual é a experiência que o consumidor deseja para o momento:

Fast Food ou Friendly Food ou Friendly Fast Food?

Por Dorival Oliveira                                                                                                      Membro fundador do Portal NDEV                                                                              Especialista em Fast Food Internacional

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Dorival Oliveira
Atual vice-presidente de desenvolvimento do McDonald's, tem mais de duas décadas de atuação e experiência na rede de fast-food. Possui MBA na Fundação Getúlio Vargas e formação na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI). Tem competências em planejamento estratégico, estratégia empresarial e liderança de equipes.

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